Notícias

OMC proclamou que “ações anti-dumping dos EUA sobre produtos chineses estão erradas”

14 de julho (PTI) – Beijing obteve uma vitória chave em uma disputa  comercial com Washington; um painel da OMC comunicou que os Estados Unidos estavam errados em colocar sobretaxas punitivas em uma série de produtos chineses.
A batalha cobria uma matriz de produtos, incluindo: papel, aço, pneus, ímãs, produtos químicos, acessórios de cozinha, revestimento e turbinas eólicas.

Os Estados Unidos teriam sobretaxado as importações destes produtos sob alegação de “dumping” que visava ajudar as empresas chinesas a fecharem negócios.

A China apresentou uma queixa sobre as medidas à OMC em 2012.

Um painel da OMC sobre a disputa teve fim hoje e disse que as taxas dos  EUA eram incompatíveis com as regras globais.
“Eles têm anulado ou prejudicado os benefícios que trazem à China”, disse o painel, que é composto de consultores de comércio independentes e juristas.

“Recomendamos que os Estados Unidos façam suas medidas em conformidade com as suas obrigações”, acrescentou.
Em um comunicado divulgado por seus diplomatas na OMC, o Ministério do Comércio da China saudou a decisão, observando que o valor anual das exportações dos produtos afetados foi de cerca de USD 7,2 bilhões.

“A China pede que os Estados Unidos respeitem as decisões da OMC e façam as correções necessárias, visto que têm usado abusivamente de medidas contrárias às regras do livre comércio e que garantam um ambiente de concorrência leal para as empresas chinesas.” (…)

Reportagem: 14/7/2014 – Bloomberg (tradução livre)

Os comentários estão encerrados.